Article

lock Open Access lock Peer-Reviewed

2

Views

EDITORIAL

RBCCV implanta submissão eletrônica de artigos

Domingo M. Braile0

DOI: 10.1590/S0102-76382005000300001

É com satisfação e orgulho que inicio este Editorial anunciando que, desde o mês de agosto, a Revista Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (RBCCV)/Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (BJCVS) está equiparada às melhores publicações brasileiras e internacionais no que diz respeito à submissão e revisão eletrônica de manuscritos.

Após alguns meses de pesquisa, optamos pelo software da empresa brasileira GN1 Genesis Network, que já fornece o programa para outras publicações científicas, como o Jornal Brasileiro de Pneumologia. O sistema foi adaptado para as necessidades da nossa revista e, além da submissão eletrônica, apresenta muitas outras facilidades que poderão ser apreciadas consultando o "site" que foi criado para a revista: http://www.rbccv.org.br.

Por exemplo, o autor poderá sempre saber qual a situação de análise do seu trabalho, assim como os revisores estarão sempre informados do andamento das mesmas. Além disso, uma conquista muito importante será a disponibilização, para os diferentes revisores, das avaliações feitas pelos seus colegas, para que cada um deles conheça a opinião de seus pares (não identificados). Isto nos ajudará a ter mais homogeneidade e maior qualidade nestas avaliações.

No "site" estarão disponíveis todos os seus volumes da RBCCV, na íntegra em português, com resumos em inglês, a partir de 1997, e em português e inglês também em sua íntegra desde 2003, facilitando o acesso de nossos artigos aos sócios e interessados de todo o mundo. Todo o conteúdo pode ser acessado no endereço eletrônico http://www.rbccv.org.br. Prova da importância do site é que por meio dele recebemos de um colega do Egito o pedido para receber a versão impressa da RBCCV.

A RBCCV/BJCVS está também disponibilizada no "site" da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular http://www.sbccv.org.br aqui no Brasil e no "site" da CTSNet http://www.sbccv.org nos Estados Unidos, aumentando de forma exponencial nossa visibilidade. Além disso, estamos estudando a possibilidade, junto com a Diretoria da SBCCV, de oferecer aos nossos anunciantes um pacote completo de divulgação, com inserção dos anúncios na edição em papel da RBCCV, no site da SBCCV e também dando-lhes a possibilidade de colocar um "link" da RBCCV eletrônica em seus URL.

Solicitamos com muito prazer a todos os colegas e demais profissionais que a partir de agora submetam seus manuscritos diretamente por meio do sistema de submissão eletrônica, proporcionando maior agilidade e segurança no fluxo dos mesmos. Uma vez implantada a sistemática, não mais poderemos aceitar trabalhos via e-mail, disquete ou CD, com exceção daqueles já recebidos e em processo de avaliação antes da implantação da nova modalidade.

Pedimos àqueles que ainda não se cadastraram, que o façam o mais rápido possível, entrando no endereço http://www.rbccv.org.br. O sistema é dinâmico, e simples de usar, com instruções fornecidas, passo a passo. O editor executivo, Ricardo Brandau, e a equipe da GN1 Genesis Network estarão sempre disponíveis para esclarecer todas as dúvidas. Queremos enfatizar que a RBCCV/BJCVS continuará sendo também disponibilizada on line em inglês e português pela Scielo (www.scielo.br/bjcvs), o que tem sido de fundamental importância para a consolidação da nossa revista. Prova disso é que continuamos a receber trabalhos do exterior, que estão sendo avaliados pelos nossos revisores. Nesta edição, publicamos na página 336 um manuscrito de professores da Universidade de Goettingen, na Alemanha, o que mostra que estamos chegando lá.

Não podemos, também, deixar de agradecer à Diretoria da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV) pelo apoio e empenho nas negociações para a aquisição do software e também ao CNPq, cujo auxílio financeiro destinado para melhorar a infra-estrutura das publicações científicas on-line permitiu a aquisição do software. Como temos enfatizado, a escassez de recursos próprios torna imprescindível o aporte de verbas oficiais para que possamos manter e melhorar a qualidade da RBCCV/BJCVS. A postura do CNPq entendendo a importância da nossa publicação tem sido fundamental para atingirmos nossos objetivos.

Devido ao aumento dos custos de impressão, decidimos mudar a gramatura do papel e a partir deste volume usaremos um papel mais fino, porém um pouco mais espesso que o utilizado pelo "Journal of Thoracic and Cardiovascular Surgery e o "The Annals of Thoracic Surgery". Assim, obtivemos uma redução significativa de custos, mantendo um padrão compatível com as melhores revistas da área.

Por outro lado, continuamos as gestões para conseguir a indexação no Medline. Recentemente, fizemos um novo pedido de inclusão, por via eletrônica e estamos ansiosos aguardando uma resposta positiva. Também informamos que sempre buscando maior inserção internacional, conseguimos efetivar nossa presença em uma outra base de dados importante, o Index Copernicus (www.cisi.org), que reúne prestigiosas publicações científicas de todo o mundo.

A nossa revista, além dos artigos científicos, que são seu foco principal, tem se preocupado em publicar trabalhos que sirvam de orientação para escrever manuscritos ou levem a uma reflexão. Seguindo esta linha, publicamos, neste volume, três Editoriais que abordam temas de extremo interesse para a Medicina.

O primeiro, na página III, é do colega argentino, pertencente ao nosso Conselho Editorial, Adolfo Saadia. Ele faz uma bela apologia ao humanismo e à Ética que devem nortear o trabalho médico. Na sequência, o professor José Honório Palma da Fonseca trata do desenvolvimento da endoprótese vascular. O outro é do advogado Antônio Ferreira Couto Filho, presidente da Comissão de Biodireito do IAB - Instituto de Advogados Brasileiros, na página VI, no qual aborda problemas que atrapalham o trabalho dos profissionais da saúde no Brasil, como a "indústria do dano".

Também criamos uma nova seção, denominada "Técnica Cirúrgica". Convidamos os colegas que certamente têm amplo material neste campo, a enviar suas colaborações. A partir do próximo Congresso da SBCCV (a realizar-se em Salvador), o Programa Oficial do mesmo será sairá em um suplemento da nossa revista, publicado com a devida antecedência, para ser entregue no endereço de correspondência dos associados em tempo hábil para sua apreciação.

A medida visa permitir que o sócio da SBCCV tenha conhecimento prévio dos eventos e dos trabalhos a serem apresentados, podendo, desta maneira, programar-se com antecedência. Lembramos que a data-limite para o envio dos resumos dos Temas Livres Orais e Fóruns Interativos para julgamento é dia 15 de novembro de 2005. Os trabalhos aprovados deverão ser encaminhados impreterivelmente até o dia 15 de fevereiro de 2006 para o e-mail 33congresso@sbccv.org.br. Também até essa data os autores dos Temas Livres Orais selecionados deverão enviar obrigatoriamente, por meio eletrônico usando o "site" http://www.rbccv.org.br uma cópia do trabalho, já dentro das Normas da RBCCV, com vistas à publicação na Revista. A colaboração de todos será fundamental e muito importante para evitar atrasos.

Finalizando, lembro neste espaço o falecimento, em acidente automobilístico, do colega Michele Emilio Alfredo Guffi, ocorrido no dia 12 de julho de 2005, na Suíça, onde residia e trabalhava. Nossas condolências à família e aos seus inúmeros amigos de nosso país.

Desejo a todos uma excelente leitura.

Recebam meu caloroso abraço,

Domingo Braile*

*Editor RBCCV/BJCVS
CCBY All scientific articles published at rbccv.org.br are licensed under a Creative Commons license

Indexes

All rights reserved 2017 / © 2024 Brazilian Society of Cardiovascular Surgery DEVELOPMENT BY