Article

lock Open Access lock Peer-Reviewed

0

Views

CARTA DO PRESIDENTE

Carta do Presidente

José Telles de Mendonça

DOI: 10.1590/S0102-76382006000200021

Prezados Colegas

Em nosso último encontro em Salvador, durante o 33º Congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, tivemos a honra e privilégio de recebermos a incumbência de presidir a SBCCV durante os próximos dois anos.

Gostaríamos inicialmente de cumprimentar os organizadores do evento, capitaneados pelo ilustre Presidente Dr. Alexandre Brick, o Prof. Enio Buffolo, iminente Diretor Científico, e o Dr. Ricardo Eloy, Coordenador da comissão local. Eles organizaram um magnífico Congresso, onde prevaleceu uma interação harmônica de sessões científicas de elevadíssimo padrão, com encontros extremamente descontraídos e fraternais dessa grande família de cirurgiões, sobressaltando, com ciência e com amor, a pujança da Cirurgia Cardíaca Brasileira.

Fez falta, naquele encontro, o grande companheiro e amigo Dr. José Carlos Andrade, ausente na matéria, mas não no espírito, por se encontrar em tratamento de uma moléstia que todos sabemos irá vencer pela força que possui, ajudado pelas orações dos amigos e vontade do Criador. Estamos com você, querido Zé.

Neste primeiro contato, aproveitamos para agradecer o apoio que sempre recebemos dos colegas desta Sociedade, em especial às manifestações de carinho, solidariedade e confiança expressadas permanentemente e ratificadas neste momento, ao nos concederem tamanha honraria.

Agradecemos também aos colegas membros da diretoria que, abrindo espaços em suas agendas, aceitaram cargos e principalmente encargos, para pensarem e agirem como Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular.

Uma Sociedade existe para agregar pessoas e fortalecer idéias que, postas em prática por ações, possam atender aos anseios da maioria e assim fortalecer a classe. Desta forma, além dos cargos habituais da diretoria, foram criadas novas comissões de modo a aumentar a participação dos sócios, tornar a Sociedade mais consciente da realidade brasileira e, com isso, poder elaborar e executar um programa que a torne mais justa e eficaz no cumprimento do seu papel.

Os nomes e endereços dos membros da diretoria, editores (Revista, Site e Jornal), presidentes das regionais filiadas, departamentos e coordenadores das comissões, além da própria secretaria da Sociedade, encontram-se no nosso site (www.sbccv.org.br) e já podem e devem ser acionados.

As metas a serem perseguidas foram especificadas em quatro grupos:

1) Administração participativa, meta extremamente facilitada pelas gestões anteriores, que haviam incluído os representantes regionais nas reuniões da diretoria. Hoje, além dos presidentes, fazem parte, também, os departamentos e comissões, de modo a envolver todos os segmentos na elaboração de um programa sintonizado com a realidade global da Sociedade;

2) Estruturação financeira, para que possamos ter um orçamento definido na elaboração de programas e execução do plano de ação estabelecido. Neste particular, o Dr. Roso, tesoureiro reeleito, em trabalho brilhante na gestão anterior, já havia dado o pontapé inicial. Necessitamos, no entanto, implementarmos as medidas recomendadas;

3) Fortalecimento da Sociedade, em todos os sentidos, desde a facilitação na distribuição do conhecimento e lutas por melhores condições de trabalho, até o reconhecimento público da sua importância social, e por fim;

4) Aproximar o sócio da Sociedade, oferecendo para todos uma gama de serviços que justifiquem a necessidade e a fé em uma instituição criada para servir.

Vamos em frente. Participem!

Um forte abraço.

CCBY All scientific articles published at rbccv.org.br are licensed under a Creative Commons license

Indexes

All rights reserved 2017 / © 2024 Brazilian Society of Cardiovascular Surgery DEVELOPMENT BY