Article

lock Open Access lock Peer-Reviewed

0

Views

NOTA DE DESAGRAVO

Nota de Desagravo

DOI: 10.1590/S0102-76382006000400001

No dia 12 de novembro de 2006, o diretor do Incor-SP, Dr. Jorge Kalil Filho, concedeu entrevista ao jornal "O Estado de São Paulo", na qual a pretexto de comentar a crise pela qual passa a instituição que dirige, fez críticas à Cirurgia Cardiovascular, que consideramos inconcebíveis e infelizes e são um acinte para toda a categoria.

O Dr. Kalil diz, por exemplo, que o Incor perde dinheiro "Atendendo pacientes que já foram operados em outros hospitais", deixando a entender que o trabalho de outros hospitais é de má qualidade.

Isso é um verdadeiro absurdo. Mesmo sendo Imunologista e não Cardiologista ou Cirurgião Cardiovascular, ele deveria estar a par da realidade da nossa especialidade. Procedimentos de alta complexidade são realizados com sucesso em mais de 150 Hospitais e Universidades por todo o país. Seria até deselegante citarmos algumas Instituições, pois muitas outras ficariam de fora de nossa lista. Claro que pode haver necessidade de reoperações, mas de maneira alguma isso significa que a primeira intervenção não foi feita com acurácia. Também não temos nenhuma notícia de Cirurgiões brasileiros que deixaram de resolver as complicações a que estão sujeitos pacientes graves que são atendidos de norte a sul do Brasil com dedicação e competência.

Também é um absurdo dizer que a cardiologia do Incor-SP é "imbatível", num flagrante desrespeito e empáfia com relação aos demais Hospitais e Centros Universitários.

Deixamos claro todo nosso respeito à valorosa história do Incor, que, desde a sua fundação pelo saudoso Prof. Euriclydes Zerbini, teve em seus quadros brilhantes Cardiologistas, Cirurgiões Cardiovasculares e profissionais de outras áreas, que com seu trabalho profícuo proporcionaram grande avanço para a medicina brasileira e que com todo o mérito é um centro de referência internacional. Ainda hoje, o seu corpo médico conta com profissionais renomados e merecedores de todos os elogios.

Isto, porém, mais uma vez ressaltamos, não pode servir para que o eventual ocupante do cargo de Diretor do Incor desmereça uma plêiade de Cirurgiões Cardiovasculares que por todo o país fizeram e fazem um trabalho de alto nível dedicado ao paciente, independentemente de remuneração ou fama.

Que o Dr. Jorge Kalil Filho reflita sobre suas palavras e da próxima vez faça justiça com toda uma classe de mais de 1000 profissionais que orgulham a Medicina e a Cirurgia do país, herdeiros que são de tradições que jamais deverão ser esquecidas.


Diretoria da SBCCV, em nome de todos os seus sócios
CCBY All scientific articles published at rbccv.org.br are licensed under a Creative Commons license

Indexes

All rights reserved 2017 / © 2024 Brazilian Society of Cardiovascular Surgery DEVELOPMENT BY