Article

lock Open Access lock Peer-Reviewed

1

Views

EDITORIAL

Indexação e produção científica

Domingo M Braile0

DOI: 10.1590/S0102-76382007000300001

No dia 18 de junho de 2007, participei, em São Paulo, de uma importante reunião para revisar e esclarecer dúvidas a respeito do Formulário de Submissão de Revistas para o Comitê de Seleção (LSTRC) do Medline. Também estiveram presentes os membros do Corpo Editorial da Revista Brasileira de Cirurgia Cardiovascular/Brazilian Journal of Cardiovascular Journal (RBCCV/BJCVS) Prof. Dr. Fabio Jatene, Prof. Dr. Walter Gomes, Dra. Rosangela Monteiro e Ricardo Brandau; Meryt Zanini (secretária da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular - SBCCV), e as bibliotecárias Maria Elisa Rangel Braga (Unifesp/BC), Solange Santos (BIREME/Scielo) e Regina Castro (BIREME/CCS).

O formulário foi revisado cuidadosamente em conjunto e esclarecidas algumas dúvidas. Após feitas as alterações sugeridas, o mesmo foi encaminhado, por via eletrônica, ao Administrador do Medline, Dr. Sheldon Kotzin, que também solicitou o envio da última edição impressa. Dias depois, recebemos com alegria a informação de que a RBCCV/BJCVS será avaliada neste mês de outubro.

Acredito que, desta vez, a chance de sermos indexados é muito grande, fruto do encontro que tive com o Dr. Kotzin em maio, quando ele foi extremamente solícito e me deu informações importantes para ter sucesso na submissão. Também foi fundamental a colaboração da Scielo e da Bireme para que o formulário fosse preenchido de acordo com os parâmetros exigidos pelo Medline. Aguardemos, então, outubro. E espero que eu finalmente possa dar aos associados da SBCCV a tão sonhada boa-nova: a RBCCV/SBCCV indexada no Medline!

Enquanto aguardamos ansiosamente por esta definição, tenho outra boa notícia, esta já confirmada. Graças ao esforço de vários colegas, especialmente do Editor Associado Dr. Luciano Albuquerque, o Dr. Joseph Coselli passa a fazer parte do Conselho Editorial da RBCCV. O convite foi feito durante o IV Congresso Sul-Brasileiro de Cirurgia Cardiovascular, em Gramado. A resposta, com o aceite, foi recebida por nós no dia 29 de agosto.

Tenho a certeza de que a presença do Dr. Coselli trará um grande ganho científico e aumentará ainda mais a repercussão internacional da nossa revista, já enriquecida com a recente incorporação do Dr. Manuel Antunes, de Portugal, ao nosso Corpo Editorial.

Outro fato para o qual eu gostaria de chamar a atenção dos colegas é que, no final de julho, o nosso site (www.rbccv.org.br) superou os 500 cadastrados. É um número importante, que mostra o acerto da criação da nossa "página" na Internet e da adoção do sistema eletrônico de submissão e revisão. São cerca de 1.000 acessos e mais de 3.000 impressões diárias, do Brasil e do Exterior. O site continua sendo aprimorado no sentido ser uma ferramenta cada vez mais útil aos associados. Ao entrar no site, clicando em "Portuguese", o item "Artigos em Editoração" mostra quais artigos foram aprovados e serão publicados futuramente na RBCCV (não necessariamente na próxima edição). No item "Revisores", é possível saber quem avaliou trabalhos para a revista.

Convido àqueles que ainda não se cadastraram, que o façam, enviando manuscritos, para que em breve possamos comemorar novos recordes.

Nesta edição, além dos artigos de grande relevância, estamos publicando, a partir da página 372, os Temas Livres apresentados no IV Congresso Sul-Brasileiro, lembrando que essa publicação pode constar no currículo dos autores.

A data do próximo congresso brasileiro da SBCCV já foi confirmada: de 18 a 20 de abril de 2008, em São Paulo. Nas próximas semanas, os associados receberão informações mais detalhadas, inclusive no que se refere à submissão de trabalhos, que mais uma vez, será por via eletrônica. Tenho a certeza de que o congresso, organizado pelo Dr. Paulo Pêgo Fernandes, agregará conhecimento científico com a presença de convidados de alto nível e a realização de eventos de significativa importância na área da cirurgia cardiovascular. Sem esquecer, é claro, dos momentos de confraternização, sempre muito importantes.

Mesmo com todos os problemas causados pela falta de uma definição mais adequada das políticas governamentais para a ciência, o esforço das pessoas ligadas à área, em especial aos programas de pós-graduação, mostra que se houver maior investimento e, sobretudo, cuidado na gestão das verbas públicas, o Brasil poderá se equiparar aos países mais avançados em termos de produção científica.

De acordo com números divulgados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), durante a 59ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em julho, o país subiu duas posições no ranking dos 30 países com maior número de artigos científicos publicados.

A produção científica do Brasil em 2006 ultrapassou a da Suécia e a da Suíça, e alcançou a 15ª posição, com 16.872 artigos publicados. Em relação a 2004, o crescimento, de 33%, foi o triplo da média mundial. "Em 2002, estávamos em 20º lugar; em 2005, subimos para 17º. O patamar atual era esperado apenas para 2009", disse o presidente da Capes, Jorge Guimarães, à Agência FAPESP.

Em relação ao desempenho de qualidade - que mede não apenas o número de artigos publicados, mas seu impacto - o Brasil está em 20º lugar. As áreas que mais cresceram na comparação entre os dois últimos triênios (2001-2003 e 2004-2006) foram psicologia e psiquiatria (70%), produção animal e vegetal (58%), ciências sociais (52%) e a medicina (47%). Na comparação entre 2005 e 2006, o crescimento foi: imunologia (23%); medicina (17%); produção animal e vegetal (13%); economia (12%); ecologia e meio ambiente (12%); engenharias (11%). A medicina lidera o "ranking" das publicações.

São números importantes e que mostram também a importância da medicina - e, claro, da cirurgia cardiovascular - no avanço do conhecimento científico brasileiro. Lembrando que a estatística é feita por meio de artigos publicados em revistas indexadas em bases de dados reconhecidas internacionalmente. Daí a importância de conseguirmos a indexação no Medline e no ISI, que é o nosso próximo objetivo.



Recebam meu abraço,



Editor
RBCCV/BJCVS

CCBY All scientific articles published at rbccv.org.br are licensed under a Creative Commons license

Indexes

All rights reserved 2017 / © 2024 Brazilian Society of Cardiovascular Surgery DEVELOPMENT BY