Article

lock Open Access lock Peer-Reviewed

0

Views

COMO-EU-FAÇO

Aparelho auxiliar para cirurgia cardiovascular

Mário César Santos de AbreuI; Luís Lanat Pedreira de CerqueiraI; Álvaro Rabelo JrI

DOI: 10.1590/S0102-76381994000400006

O nosso propósito é comunicar o uso de aparelho auxiliar nas operações cardiovasculares, aparelho este que vem sendo utilizado rotineiramente no Serviço de Cirurgia Cardiovascular do Hospital Professor Edgard Santos da Universidade Federal da Bahia (Figura 1).


Fig. 1



O aparelho tem como finalidade facilitar as operações em que grande número de fios são utilizados, como, por exemplo, trocas valvares ou fechamento de comunicações intracavitárias.

A sistematização da operação fica muito simples e permite fácil integração dos componentes da equipe.

A idéia básica foi criar um instrumento cirúrgico que permitisse manter a disposição dos fios de forma ordenada, ter suporte que possibilitasse a fixação de diferentes tipos de próteses, facilitar a passagem de fios cirúrgicos e ter fixação para tração quando necessária, fixação esta que permite diferentes trações. Além disto, pode auxiliar nas medidas de ângulos nas plásticas valvares, facilitar a marcação das comissuras valvares durante as trocas, fixar fios como reparos anatômicos das bordas de átrio esquerdo, direito, ventricular, aorta, permitindo ajuste de diferentes tensões.

O aparelho é constituído de diferentes partes, sendo a base composta de um círculo de aço inoxidável, com 2,5 cm de largura, com diâmetro interno de 20 cm, e diâmetro externo e 25 cm. A circunferência do círculo possui marcas equidistantes de 30 graus, na parte externa. Próximo à borda foram fixadas molas, dispostas nos intervalos de 30 graus. Nos pontos intermediários às marcas de 30 graus e nas marcas de 30 graus, foram fixadas molas no sentido vertical, como dispositivos auxiliares, para fixação dos fios cirúrgicos, e marcação intermediária aos pontos de 30 graus. Desta forma, temos pontos marcados em todo o círculo, equidistantes de 15 graus. Em dois destes pontos, temos dois orifícios, para fixação das hastes metálicas, onde podem ser fixadas as próteses a serem implantadas, como, por exemplo, nas trocas de válvula aórtica, em que a prótese é fixada com o holder da válvula, dispensando o primeiro ajudante de manter a prótese em posição para a passagem dos fios para a fixação no anel aórtico. Este aparelho é a base para o Com o uso rotineiro deste aparelho em nossa desenvolvimento de outras adequações à cirurgia equipe, notamos que ele tem facilitado as operacardiovascular, como o suporte para eletrodos para eletrocardiografia intra-operatória, e mapeamento cardíaco intra-operatório (Figura 2).


Fig. 2



Com o uso rotineiro deste aparelho em nossa equipe, notamos que ele tem facilitado as operações e que houve diminuição do tempo de clampeamento aórtico nos casos em que o mesmo foi utilizado

Article receive on quinta-feira, 1 de dezembro de 1994

CCBY All scientific articles published at rbccv.org.br are licensed under a Creative Commons license

Indexes

All rights reserved 2017 / © 2024 Brazilian Society of Cardiovascular Surgery DEVELOPMENT BY