Article

lock Open Access lock Peer-Reviewed

5

Views

CARTAS AO EDITOR

Cartas ao Editor

DOI: 10.5935/1678-9741.20120054

Cirurgião Cardiotorácico Paulo M. Pêgo-Fernandes recebe Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS - 2011

No último dia 16 de abril, em Brasília-DF, o Dr. Paulo M. Pêgo-Fernandes, professor associado da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e coordenador pelo Grupo de Transplante de Pulmão do Instituto do Coração do HC-FMUSP, recebeu Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS - 2011 (Fig. 1).

 

 

Esse prêmio, na sua 10ª edição, iniciativa do Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (Decit/SCTIE/MS), tem por objetivo proporcionar reconhecimento ao pesquisador na área da saúde pelo seu papel no desenvolvimento social e econômico do país.

A premiação é dividida em cinco categorias: Tese de Doutorado; Dissertação de Mestrado; Trabalho Científico Publicado; Monografia de Especialização ou Residência; e Acesso ao Sistema Único de Saúde, nova categoria instituída em comemoração aos 10 anos do Prêmio.

O Prof. Paulo recebeu menção honrosa na categoria Trabalho Científico Publicado, pelo trabalho "Avaliação e recondicionamento pulmonar ex vivo", publicado na Revista Brasileira de Cirurgia Cardiovascular 2010;25(4):441-6[1], que tem como autores: Paulo Manuel Pêgo-Fernandes, Alessandro Wasum Mariani, Israel Lopes de Medeiros, Artur Eugênio de Azevedo Pereira, Flávio Guimarães Fernandes, Fernando do Valle Unterpertinger, Mauro Canzian e Fabio Biscegli Jatene.

O referido trabalho descreve o método de perfusão pulmonar ex vivo, desenvolvido para recondicionamento de pulmões inicialmente rejeitados para o transplante. Com essa técnica, a expectativa é que o número de transplantes de pulmão aumente em cerca de 50%, reduzindo o tempo de espera em lista, que atualmente é de 18 a 24 meses para menos de 12 meses, consequentemente, diminuindo a mortalidade durante a espera por um transplante.

A cerimônia de entrega das premiações, realizada durante o Encontro com a Comunidade Científica 2012: Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde no Projeto Nacional de Desenvolvimento, contou com a participação do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, do Ministro da Ciência e Tecnologia, Marco Antonio Raupp, do Secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, Carlos Gabrois Gadelha, e do Diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia, Jailson de Barros Correia.

REFERÊNCIAS

1. Pêgo-Fernandes PM, Mariani AW, Medeiros IL, Pereira AEA, Fernandes FG, Unterpertinger FV, et al. Avaliação e recondicionamento pulmonar ex vivo. Rev Bras Cir Cardiovasc. 2010;25(4):441-6. [MedLine] Visualizar artigo

CCBY All scientific articles published at rbccv.org.br are licensed under a Creative Commons license

Indexes

All rights reserved 2017 / © 2024 Brazilian Society of Cardiovascular Surgery DEVELOPMENT BY