Article

lock Open Access lock Peer-Reviewed

9

Views

LOCAL DO EVENTO

Uma cidade modelo

Curitiba se destaca no cenário mundial por ser uma cidade ecologicamente sustentável, com qualidade de vida, boa infraestrutura e dinamismo econômico.

Capital do estado do Paraná, Curitiba foi fundada em 1693, a partir de um pequeno povoado bandeirante, e se tornou uma importante parada comercial com a abertura da estrada tropeira entre Sorocaba e Viamão. Em 1853 tornou-se a capital da recém-emancipada Província do Paraná e desde então a cidade, conhecida pelas suas ruas largas, manteve um ritmo de crescimento urbano fortalecido pela chegada de uma grande quantidade de imigrantes europeus ao longo do século XIX, na maioria alemães, poloneses, ucranianos e italianos, que contribuíram para a diversidade cultural que permanece até hoje.

A cidade experimentou diversos planos urbanísticos e legislações que visavam conter seu crescimento descontrolado e que a levaram a ficar famosa internacionalmente pelas suas inovações urbanísticas e o cuidado com o meio ambiente. Hoje, Curitiba tem altos índices de educação, o menor índice de analfabetismo e a melhor qualidade na educação básica entre as capitais.

Limpa, organizada e sempre receptiva a cidade tem um senso de vida cosmopolita e compensa a ausência do mar com belíssimos jardins, parques e bosques municipais, contabilizando mais de 30 pontos onde seus moradores podem fazer suas atividades de lazer. Seu parque mais famoso é o Jardim Botânico, com muitas flores, lagos, estufas e caminhos para passear. Quem for a Curitiba não pode deixar de conhecer o Museu Oscar Niemeyer, que além da arquitetura incrível, tem um ótimo acervo de pintura modernista brasileira.

O Índice Mastercard de Mercados Emergentes 2008, criado com a intenção de avaliar e comparar o desempenho das cidades em diferentes funções que interligam os mercados e o comércio no mundo inteiro, indicou Curitiba na 49ª colocação entre as cidades com maior influência global.

Em uma recente pesquisa publicada pela revista Forbes, Curitiba foi citada como a terceira cidade mais sagaz do mundo, que considera esperta a cidade que se preocupa, de forma conjunta, em ser ecologicamente sustentável, com qualidade de vida, boa infraestrutura e dinamismo econômico. Curitiba é também uma das cidades brasileiras mais influentes no cenário global, sendo considerada um dos centros mais globalizados do planeta, recebendo a classificação de cidade global gama - , por parte do Globalization and World Cities Study Group & Network (GaWC).

 

CCBY All scientific articles published at rbccv.org.br are licensed under a Creative Commons license

Indexes

All rights reserved 2017 / © 2024 Brazilian Society of Cardiovascular Surgery DEVELOPMENT BY