Article

lock Open Access lock Peer-Reviewed

0

Views

LETTER OF EDITOR

Carta do Editor

Domingo Braile

DOI: 10.5935/1678-9741.20160029

 

É com imenso prazer que apresento aos leitores o Programa Oficial do 43º Congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, que será realizado de 7 a 9 de abril de 2016, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza - CE. Além da programação científica, à qual têm sido agregadas inovações que tornam o evento cada vez mais completo, sem nada a dever aos encontros similares internacionais, o Congresso deste ano será marcado pela comemoração dos 30 anos do Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (BJCVS).

Para marcar essa data, um selo comemorativo dos 30 anos está estampando em todos os impressos do evento. O tradicional coquetel de abertura este ano será oferecido no estande do BJCVS, no dia 7 de abril, às 19h30, para brindarmos e confraternizarmos. Nosso espaço, aliás, terá uma decoração especial sobre os 30 anos, a qual, certamente, atrairá a atenção dos participantes.

Como nos anos anteriores, este Suplemento do BJCVS traz as atividades do Congresso (agenda, programação científica, resumos dos Temas Livres e Pôsteres), além do Estatuto e a Relação dos Sócios da SBCCV, atualizados.

Este ano, o tema será "Inovação, Novos Horizontes na Cirurgia Cardiovascular".

Paralelamente, serão realizados o 6º Simpósio de Enfermagem em Cirurgia Cardiovascular, o 6º Simpósio de Fisioterapia em Cirurgia Cardiovascular e o 5º Congresso Acadêmico em Cirurgia Cardiovascular, o 34º Congresso de Brasileiro de Circulação Extracorpórea, o Encontro das Cirurgiãs, e o Encontro dos Residentes.

Sempre no intuito de discutir os mais recentes avanços nas técnicas cirúrgicas e a incorporação de novas tecnologias, teremos importantes convidados internacionais. Estarão presentes os doutores Christopher Paul Young, David Taggart e Neil Moat, todos da Inglaterra; Manuel Rémi Nottin, da França; Roberto Di Bartolomeo, da Itália; Christian A. Bermudez, Gonzalo V. Gonzalez-Stawinski e Tomas Salerno, os três dos Estados Unidos.

Como nas edições anteriores, o já tradicional "Hands On" será realizado nos dias 8 e 9 (sexta-feira e sábado), com dois blocos, divididos em quatro módulos cada, por dia.

É uma ótima oportunidade para aprimorarem os conhecimentos com a orientação de professores experientes.

Cumprimento as Diretorias da SBCCV, tanto a atual, presidida pelo Dr. Fabio Jatene, como a que encerrou o mandato em 2015, comandada pelo Dr. Marcelo Cascudo.

Ambas as Diretorias não mediram esforços para concretizar este Congresso, mesmo considerando a fase difícil que se nos apresenta no País.

Da mesma forma, saúdo a Comissão Organizadora, coordenada pelo Dr. José Glauco Lobo Filho, pela dedicação impar na viabilização da logística e auxílio na programação científica, responsáveis pela atração do grande número de participantes que se deslocaram até Fortaleza, desta forma engrandecendo cada vez mais o nosso Congresso.

Não posso me esquecer também das empresas que estarão expondo seus produtos, tão importantes para o desempenho das nossas atividades indispensáveis para tornar realidade o 43º Congresso da SBCCV.

Agradeço a confiança e a parceria que se mantêm, mesmo no atual cenário econômico de muitas incertezas.

No dia 08 de abril, das 10h00 às 12h00, no Auditório 7, ocorrerá a reunião do Corpo Editorial do BJCVS com os Editores Associados e membros do Conselho Editorial, sempre aberta a todos os sócios.

Serão discutidos os rumos da revista, agora totalmente em inglês, principalmente como aumentar sua inserção internacional, permitindo que seu Fator de Impacto volte a crescer. Também discutiremos o uso das novas tecnologias e redes sociais nas quais o BJCVS já está presente, como o Facebook (https://goo.gl/nmox5q) Twitter (https://goo.gl/MCwXgF), e blog (http://goo.gl/YLJvuI), para compartilhar as novidades e também como forma de agregar mais leitores e atrair artigos de boa qualidade.

Lembro que o BJCVS pode ser acessada nos sites www.bjcvs.org e www.scielo.br/rbccv, além de todas as Bases Internacionais como Medline-Pubmed, PubMed Central, Thomson Reuters, Scopus, Google Scholar, etc. O conteúdo completo de todas as edições, desde 1986, está disponível, nos diferentes sites sem qualquer custo para os leitores "Free Access" em todas as plataformas.

Também podem ser baixados aplicativos específicos da Revista para smartphones ou Tablets nos sistemas operacionais ANDROID ou IOS, bastando buscar os APPs pela sigla: BJCVS na Play Store, Google Play ou na Apple Store.

Espero que os participantes possam usufruir da programação e aproveitar os momentos de lazer e confraternização em Fortaleza, conhecida pela sua hospitalidade e belezas naturais.

Agradeço a confiança da Diretoria da SBCCV e da Comissão Organizadora, pelo irrestrito apoio que recebemos ao longo dos anos.

Finalizo, lembrando que o BJCVS continua aberto para receber Trabalhos Científicos, Cartas e Editoriais, em inglês. Ao longo desses 30 anos de circulação ininterrupta, somos a repositório vivo da História da Cirurgia Cardíaca Brasileira, bastando para isto consultar todas nossas Edições desde 1986.

Além disso divulgado e debatendo os avanços da cirurgia cardiovascular, representamos uma janela para o futuro, observando, com esperança sempre renovada, os rumos da nossa especialidade.

Finalmente deixo meus profundos agradecimentos ao nosso funcionário Ricardo Brandau, que me acompanhou durante os últimos 13 anos, na faina diária de fazer do BJCVS uma publicação a altura da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular e do Brasil.

Recebam meu caloroso abraço,

 

 


Prof. Dr. Domingo Braile

Editor-Chefe BJCVS
CCBY All scientific articles published at rbccv.org.br are licensed under a Creative Commons license

Indexes

All rights reserved 2017 / © 2024 Brazilian Society of Cardiovascular Surgery DEVELOPMENT BY