Article

lock Open Access lock Peer-Reviewed

0

Views

EDITORIAL

Parabéns, Dr. Braile

Enio Buffolo0

DOI: 10.1590/S0102-76382009000200003

Em 12 de fevereiro de 2009, nas dependências do recém-inaugurado Ambulatório Médico de Especialidades (AME), em São José do Rio Preto-SP, o governador José Serra conferiu ao Prof. Dr. Domingo Marcolino Braile a mais alta honraria do Estado de São Paulo - a comenda da Ordem do Ipiranga -, na presença de grande público e do presidente da Assembléia Legislativa, deputado Vaz de Lima, e do secretário da Casa Civil do governo do Estado, o ex-ministro Aloisio Nunes Ferreira Filho.

Esta comenda é reservada aos cidadãos brasileiros que prestaram serviços notórios aos paulistas no campo social, científico ou cultural.

Segundo o ex-governador Cláudio Lembo, trata-se de "uma ordem seleta, concedida com parcimônia para quem tem o respeito de sociedade".

Este justo reconhecimento público sucede o conceito que todos nós cirurgiões cardiovasculares, cardiologistas e empresários temos do Professor Braile.

Ao longo de toda sua atividade profissional, teve o privilégio de participar desde o início da especialidade no início da década de 1960 e ser ator e não somente observador, em todas as fases desde o nascimento, adolescência e maturidade da cirurgia cardíaca.

Demonstrou coragem e determinação no interior de São Paulo, fora das grandes capitais, que viria se constituir em importante centro de vanguarda e formador de opinião.

Reconhecendo desde o início a necessidade do apoio da indústria para a viabilização da cirurgia cardíaca brasileira, criou a Braile Biomédica para atender à criatividade dos cirurgiões nacionais e internacionais, desenvolvendo produtos com alta tecnologia, que seriam aplicados não só em cirurgia cardíaca, mas também em outras especialidades.

Entre os vários projetos concretizados com sucesso citamos: as máquinas de circulação extracorpórea, oxigenadores de adultos e infantis, válvulas cardíacas biológicas, filtros de cava inferior, fibrilador cardíaco, soluções cardioplégicas, Stents de aorta e mais recentemente as valvas cardíacas implantadas por cateter, que constituem o mais recente desafio.

A qualidade dos produtos produzidos, assim como o custo muito inferior ao dos importados, viabilizou economicamente muitos procedimentos que utilizam órteses e próteses, constituindo ainda um paradigma de custo com referência aos importados.

Na atualidade, a Braile Biomédica destina 15% de sua produção à exportação, atendendo majoritariamente as necessidades nacionais e outros países como: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai, Venezuela, Portugal, Alemanha, Reino Unido, Turquia, Kuwait, Trinidad Tobago, Republica Dominicana, Romênia, Rússia, Síria, Arábia Saudita, Paquistão, Índia e Tailândia.

Com 25 anos de existência, a companhia oferece emprego direto a 437 funcionários, 1.500 indiretos, com salário médio de R$ 2.300,00, o que caracteriza sua importância social e econômica.

Cumpre destacar que a experiência em cirurgia cardiovascular e a visão humanista do Dr. Braile viabilizaram a cirurgia cardíaca em hospitais carentes ou inadimplentes, fornecendo oxigenadores, válvulas ou Stents sem saber como e quando iria ser ressarcido.

A tradição do pioneirismo em desenvolver nossos próprios produtos iniciada por Hugo Felipozzi, Euryclides de Jesus Zerbini, Adib Jatene, Domingos Junqueira de Moraes e tantos outros foi continuada e aprimorada na figura do Dr. Braile.

No campo da cirurgia cardíaca esteve presente em todos seus sucessivos avanços: na cirurgia valvar, na proteção miocárdica, nos aneurismas do coração e da aorta, na cirurgia para insuficiência cardíaca e na estimulação elétrica artificial. É ainda formador de opinião na crítica a um trabalho científico, oferecendo seus conhecimentos na área da estatística, incidência linearizada de eventos e curvas atuariais.

Complementando suas múltiplas qualidades e funções, é figura fundamental como editor responsável da revista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular. Seu esforço, dedicação e determinação fizeram de nossa revista um fórum de credibilidade e visibilidade.

Neste breve e seguramente incompleto desfile da contribuição do Dr. Braile à cirurgia cardíaca brasileira, não poderia deixar de ressaltar suas qualidades de aglutinação e liderança, sendo um modelo a ser seguido por todos nós e especialmente para as novas gerações. Cremos ser verdade que na figura do Dr. Braile, a figura humana é de liderança e supera seu curriculum.

Finalmente, não poderia deixar de mencionar sua mais importante obra, qual seja a da construção de sua família, esposa, filhas e netos.

Neste depoimento, tenho a pretensão de expressar o que pensamos a seu respeito.


CCBY All scientific articles published at rbccv.org.br are licensed under a Creative Commons license

Indexes

All rights reserved 2017 / © 2024 Brazilian Society of Cardiovascular Surgery DEVELOPMENT BY