Article

lock Open Access lock Peer-Reviewed

0

Views

EDITORIAL

Introdução

Eduardo Keller Saadi

DOI: 10.1590/S0102-76382009000300002

É com grande satisfação que realizamos o primeiro módulo do curso de cirurgia endovascular da aorta da SBCCV. O desenvolvimento recente de técnicas minimamente invasivas mudou vários paradigmas. Há maior informação por parte dos pacientes e exigência por procedimentos menos agressivos e de recuperação mais rápida. Do ponto de vista médico, há um interesse crescente em aplicar estas técnicas, porém com cautela, até que dados oriundos da medicina baseada em evidências nos forneçam a segurança necessária, por meio dos resultados destes procedimentos novos a médio e longo prazos. Paralelamente, a indústria continua a desenvolver, em um ritmo acelerado, novas tecnologias. Para que possamos incorporar novas tecnologias com segurança aos pacientes é necessário um contínuo treinamento e aperfeiçoamento.

Tendo experiência com mais de uma forma de tratamento das doenças da aorta, o cirurgião pode reduzir o viés de indicação em comparação com quem só executa um método e ter a oportunidade de oferecer o que realmente for melhor para o paciente. Especificamente, na área endovascular, esta evolução tem sido impressionante nos últimos anos. Como a seleção dos casos deve ser feita de forma rigorosa e o planejamento pré-operatório é fundamental para o sucesso dos procedimentos, julgamos importante o curso de atualização.

O objetivo dos textos que seguem é fornecer, de maneira sucinta e objetiva, informações sobre o estado atual dos procedimentos endovasculares da aorta, a formação do cirurgião endovascular que deve tratar as doenças da aorta, o material básico necessário e o passo a passo dos principais procedimentos.

Espero que possam ser úteis.


Eduardo Keller Saadi
Coordenador do Curso
CCBY All scientific articles published at rbccv.org.br are licensed under a Creative Commons license

Indexes

All rights reserved 2017 / © 2024 Brazilian Society of Cardiovascular Surgery DEVELOPMENT BY