Article

lock Open Access lock Peer-Reviewed

0

Views

EDITORIAL

A RBCCV em versão eletrônica no SciELO

DOI: 10.1590/S0102-76381999000100001

Nesta oportunidade gostaria de dar seqüência às informações sobre as recentes ações e conquistas da RBCCV e a sua incorporação ao SciELO.

Como todos estamos acompanhando, os avanços na área de informática vêm ocorrendo em uma progressão assustadora. A cada dia surgem novidades que vão sendo rapidamente incorporadas. Em especial a Internet constitui-se hoje em um instrumento de comunicação e informação muito útil em praticamente todos os campos de atividade.

Na área médica em particular temos sentido cada vez mais estes avanços. No nosso último número me referi à associação RBCCV-HSF (Heart Surgery Forum http://www.hsforum.com). Esta revista surgiu a partir de um "site" na Internet onde eram trocadas informações sobre cirurgia cardiovascular por cirurgiões do mundo todo. Nesta mesma direção há muitas outras iniciativas suportadas pela Internet, com múltiplos benefícios ao usuário.

Uma destas é o SciELO, que é um "site" que congrega revistas do nosso meio, a partir de convênio entre a Fapesp e a Bireme. Embora de funcionamento relativamente recente, tem excelente organização e conta com uma estrutura altamente profissional. Até o momento conta com 12 revistas da área médica, entre outras do conhecimento científico, devendo ser ampliada progressivamente.

A RBCCV, juntamente com outras revistas nacionais, passou a figurar como uma das publicações divulgadas pelo SciELO. A Dna. Lylian de Vasconcellos, Editora Executiva da RBCCV, que teve um papel decisivo na inclusão da RBCCV no SciELO, participando em todas as etapas deste processo, faz uma exposição com as informações técnicas sobre este projeto.

Sem dúvida a RBCCV se sente honrada com mais esta associação, em um outro nível de divulgação. Todos os nossos números futuros serão inseridos, assim como os números antigos, de forma retrospectiva.

Creio que estas novas conquistas vêm fortalecer ainda mais a RBCCV, que se atualiza e se internacionaliza, proporcionando maior e melhor divulgação aos nossos trabalhos.

Fabio B. Jatene
Editor - RBCCV
CCBY All scientific articles published at rbccv.org.br are licensed under a Creative Commons license

Indexes

All rights reserved 2017 / © 2024 Brazilian Society of Cardiovascular Surgery DEVELOPMENT BY