Article

lock Open Access lock Peer-Reviewed

0

Views

EDITORIAL

A arbitragem e a RBCCV

DOI: 10.1590/S0102-76381999000200001

Após fixada a internacionalização da divulgação da RBCCV pela parceria com o Heart Surgery Forum e a informatização pelo SciELO, gostaria de tratar da arbitragem dos trabalhos científicos apresentados para publicação em nossa Revista. Este é assunto de relevância com o qual a RBCCV vem se preocupando há tempos.

Embora bem definido e estabelecido para as grandes Revistas internacionais, é difícil e controverso em publicações regionais, como é o caso da RBCCV. Enquanto aquelas têm uma forte avaliação e arbitragem dos artigos a serem publicados, o que apura sobremaneira sua qualidade científica, isto não costuma ocorrer nas publicações de menor porte.

No nosso caso, o que está em jogo é a decisão ou não da arbitragem e, se realizada, com que rigor. Se ela for muito rigorosa existe o risco de não se conseguir constituir um número, pela oferta reduzida de melhores artigos. Se, por outro lado, ela não for feita, isto poderia levar à piora da condição científica.

Pessoalmente, considero a arbitragem conduta necessária, opinião partilhada com o Conselho Editorial da RBCCV. Entretanto, a recomendação é que a arbitragem, dentro do aceitável, deva ser o mais construtiva possível.

Quando me refiro à arbitragem "construtiva", incluo o papel importante do Conselho e Revisores, propiciando orientações que permitam o aperfeiçoamento dos artigos, especialmente quando elaborados por autores mais jovens e de centros de menor tradição em publicações científicas.

Isto vem sendo implantado gradualmente e a partir do volume 14 todos os artigos publicados estão sendo submetidos à avaliação de pelo menos dois Revisores.

Nesta oportunidade, quero agradecer a todos aqueles do Corpo Editorial, envolvidos nesta empreitada, acreditando ser possível, a médio prazo, elevar ainda mais o nível científico da RBCCV, desejo de todos nós.

Fabio B. Jatene
Editor - RBCCV
CCBY All scientific articles published at rbccv.org.br are licensed under a Creative Commons license

Indexes

All rights reserved 2017 / © 2024 Brazilian Society of Cardiovascular Surgery DEVELOPMENT BY